Clique abaixo nos serviços para saber maiores informações.
PROGRAMAS DE PREVENÇÃO
PRO VITA
PROGRAMAS DE PREVENÇÃO
PRO VITA
A preocupação com o uso indevido de álcool e outras drogas é um assunto
constantemente discutido. Cada vez mais, os dados sobre drogadição, desestruturação familiar, violência doméstica, faltas ao trabalho, baixa produtividade, entre outros problemas agravados pelo uso abusivo e em última estancia pela dependência química, tem levado a sociedade a buscar soluções de prevenção e tratamento.
Dados levantados pela OIT indicam que de 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas intoxicadas que se machucam a si mesmas e a outros e apontam o Brasil entre os cinco primeiros do mundo em número de acidentes no trabalho. Segundo cálculos do Banco Interamericano do desenvolvimento (BID), o Brasil perde por ano US$ 19 bilhões por absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas pelo uso do álcool e outras drogas.
No ambiente de trabalho, o uso indevido de álcool e outras drogas:
• afeta até 15% dos empregados;
• aumenta em 5 vezes as chances de acidentes de trabalho;
• é responsável por 50% do absenteísmo e licenças médicas;
• aumenta os custos com rotatividade dos funcionários.
O II Levantamento Nacional de Álcool e Outras Drogas (LENAD), dentre os inúmeros efeitos prejudiciais do consumo do álcool, apontou alguns dados nacionais que merecem atenção quando focado o ambiente de trabalho.
-32% dos adultos declaram já não ter sido capaz de parar depois de começar a beber; em números absolutos, isto corresponde a 21,80 milhões de pessoas;
-10% referiram que alguém já se machucou em consequência do seu consumo de álcool (6,60 milhões de pessoas);
-8% dos respondentes admitiram que o uso do álcool já teve efeito prejudicial no trabalho, o que corresponde a 7,40 milhões de pessoas;
-47,90% já perderam o emprego devido ao consumo de álcool (4,60 milhões de pessoa nesta situação);
-9% admitiram que o uso de álcool já teve efeito prejudicial na família ou no
relacionamento (12,40 milhões de pessoas)
Segundo dados do Ministério da Previdência Social entre os anos de 2.006 a 2.017, foram 447.900 os brasileiros que se afastaram do emprego por causa do uso abusivo de álcool e outras drogas.
ANAC – RBAC 120
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é uma agência reguladora federal do país e foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Sendo a Visão da ANAC “Ser referência na promoção da segurança e no desenvolvimento da aviação civil” e tendo um de seus Valores como “Segurança é o nosso propósito”, ela desenvolveu a RBAC (Regulamento Brasileiro da Aviação Civil) nº 120, com o título “Programa de Prevenção do Risco Associado ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas na Aviação Civil” e esse programa é referência nacional nesse tema.
O Instituto Sapiens Vita junto com o Laboratório Sapiens participa ativamente da RBAC 120, executando Exames Toxicológicos de Substâncias Psicoativas (ETSP) para a detecção de álcool, maconha e metabólitos, morfina/opiáceos e seus metabólitos, cocaína e seus metabólitos, anfetaminas, metanfetaminas e outras substâncias psicoativas. Consulte nosso escopo de atuação e as matrizes biológicas que trabalhamos.
Somos acreditados pelo INMETRO para a realização de análises toxicológicas.
Além dos exames, realizamos Programa de Prevenção do Risco Associado ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas, Educação para a Prevenção ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas.
FALE CONOSCO
Estamos disponíveis para atendê-lo da melhor forma, preencha o formulário ou entre em contato através de nossos meios de comunicação abaixo:
- SEG-SEX: 8h às 17h48.
- SEDE: Av. Antonio Segre 411, Jardim Brasil – Jundiaí, SP
FALE CONOSCO
Preencha o formulário ou entre em contato através de nossos meios de comunicação abaixo:
- SEG-SEX: 8h às 17h48.
- SEDE: Av. Antonio Segre 411, Jardim Brasil – Jundiaí, SP